França e Croácia jogarão sob 28°C e com possibilidade de chuva isolada

Publicado em 15/07/2018 - 09:21 Por Agência EFE - Moscou e Paris

As seleções de França e Croácia disputarão a final da Copa do Mundo neste domingo (15), em Moscou, sob 28ºC, segundo informou o Serviço Meteorológico da Rússia (SMR), que previu possíveis chuvas isoladas na capital russa. O jogo será ao meio-dia (horário de Brasília), no Estádio Luzhniki.

"Para esse momento a temperatura será de 28 graus Celsius, e para o término da partida será de 27 graus", afirma o boletim.

Segundo os meteorologistas, durante a final a umidade relativa do ar em Moscou será de 55% a 60%.

"Teremos um tempo estável, entre 26 e 29 graus, que são quatro graus a mais que o habitual para esta época do ano", disse anteriormente o diretor do SMR, Roman Vilfand, quem destacou que talvez chova, mas não o suficiente para estragar a festa. 

Otimismo

Entre fortes medidas de segurança, a França aguarda com grande expectativa e otimismo a final da Copa do Mundo, quando a seleção do país entra em campo para enfrentar a Croácia, buscando a sua segunda estrela.

O jornal Le Parisien lembra a importância de apagar o "fantasma" da derrota na decisão da Eurocopa de 2016, quando os "Bleus" também eram favoritos, mas acabaram perdendo para Portugal por 1 a 0 em casa. A torcida do país vive um "perigoso otimismo", acreditando que a decisão será diferente desta vez.

Segundo uma pesquisa publicada no dominical Le Journal du Dimanche, 84% dos entrevistados acreditam que a França vencerá a Copa, com 51% afirmando que a campanha da seleção influenciou positivamente em seu próprio ânimo.

Além disso, 31% confiam que uma eventual vitória francesa teria efeitos positivos no crescimento econômico do país, e 25% acreditam que o título favoreceria o espírito nacionalista.

Três anos depois dos atentados em Paris, que mataram 130 pessoas e ameaçaram dividir o país, e um ano após as eleições que desenharam uma França rachada entre centros urbanos e províncias, a miscigenação do time de Didier Deschamps oferece um espelho que pode ajudar a reconciliar a nação.

Pesquisas revelam que franceses estão otimistas com vitória de sua seleção na final da Copa do Mundo de 2018
Pesquisas revelam que franceses estão otimistas com vitória de sua seleção na final da Copa do Mundo de 2018 - Caroline Blumberg/EPA/EFE/Direitos Reservados



As capas dos principais jornais nacionais e regionais destacam o desejo do título mundial. "Tragam a taça!" é a manchete do Sud Ouest, estampando a imagem de Deschamps com o troféu de 1998, quando foi capitão dos "Bleus". "Façam-nos sonhar", pede o Ouest-France.

Apesar da esperança, as autoridades não esquecem a constante ameaça terrorista e se preparam para o "caráter excepcional" de uma possível comemoração, como definiu na sexta-feira o ministro do Interior, Gérard Collomb.

O país mobilizou para este fim de semana quase 110 mil agentes de forças de segurança, 44 mil bombeiros, 143 unidades antidistúrbio e outras agências dispostas a atuar em caso de ameaça. Os trabalhos começaram neste sábado, com a celebração da Queda da Bastilha.

Só na capital, a área reservada aos torcedores no Campo de Marte, em frente à Torre Eiffel, receberá cerca de 90 mil pessoas, que acompanharão o jogo em quatro telões, na companhia de 4 mil policiais. Existem também, pelo menos, outras 200 zonas espalhadas pela França destinadas a quem quer assistir o confronto, em cidades como Bordeaux, Lyon e Marselha.

A partida também será transmitida no Stade de France, em Saint-Denis, ao norte de Paris, para que os espectadores do show de Beyoncé e Jay-Z possam acompanhar os "Bleus". 

Últimas notícias