Haiti vive segundo dia de greve nos transportes após protestos

Publicado em 10/07/2018 - 19:47 Por Agência EFE - Porto Príncipe

O Haiti viveu nesta terça-feira (10) o segundo e último dia da greve nos transportes convocada pelos sindicatos após os violentos protestos do fim de semana pelo aumento nos preços dos combustíveis, medida que o governo tornou sem efeito pouco depois do anúncio.

Diferentemente de ontem (9), hoje foi observado um pouco mais de fluxo de veículos e pessoas nas ruas, enquanto as prefeituras das zonas metropolitanas tratam de limpar as ruas nas quais os manifestantes jogaram lixo e queimaram pneus durante os protestos, nos quais também houve saques e incêndio de imóveis comerciais.

As pessoas tentam retomar, como podem, suas atividades cotidianas, e nas ruas é observada a presença de policiais.

No entanto, setores da oposição continuam reivindicando a renúncia do primeiro-ministro, Jack Guy Lafontant, que também é exigida pela cúpula empresarial haitiana.

O presidente da Câmara de Deputados, Gary Bodeau, afirmou hoje no Twitter que tanto ele como o presidente do Senado, Joseph Lambert, pediram ontem no Parlamento uma mudança de governo mais inclusiva e, por isso, o futuro de Lafontant é incerto.

Os atos de violência começaram na sexta-feira, quando o governo disse que no dia seguinte entrariam em vigor os novos preços dos combustíveis, que refletiam aumentos entre 37% e 50%.

O presidente do país, Jovenel Moise, reuniu-se ontem com os líderes do Parlamento (bicameral) para "analisar" os atos de violência ocorridos na nação nos últimos três dias.

A reunião no Palácio Nacional foi realizada sem a presença do primeiro-ministro, Jack Gay Lafontant.

Moise disse ontem à noite, em mensagem no Twitter, que convocou ao seu escritório os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, bem como o presidente da Suprema Corte, Jules Cantave.

O presidente acrescentou que discutiria com eles as medidas que seriam adotadas para "consertar" a situação, mas o governo não ofereceu detalhes sobre os resultados do encontro.

Horas antes, Lafonfant se reuniu com os ministros, mas não houve acordo.

Enquanto isso, o Fórum Econômico do Setor Privado emitiu um comunicado no qual recomendou que Moise solicite a Lafontant que apresente a renúncia "sem demora", para oferecer uma saída ao estancamento político atual. 

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias