Imagens mostram destruição de bases na Coreia do Norte

Publicado em 24/07/2018 - 07:23 Por Agência EFE - Pyongyang

As bases de mísseis da Coreia do Norte estariam sendo destruídas, segundo revelam fotos de satélites e publicadas esta manhã pelo site especializado "38north". Analistas políticos avaliam que o líder Kim Jong-un estaria cumprindo a promessa de destruir seu arrsernal bélico  feita ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na reunião de cúpula em Cinagapura.

As imagens,do dia 20 último, revelam a desmontagem da base de Sohae (noroeste do país), local de testes para motores de combustível líquido usado para desenvolver  uma tecnologia fundamental para foguetes espaciais e mísseis balísticos intercontinentais (ICM) do programa nuclear norte-coreano.

E, ainda, estaria sendo destruída a base utilizada para a montagem de veículos de lançamento espacial.

As imagens são, também, politicamente significativas pois seriam testemunhas do compromisso de Jong-un a Donald Trump de que encerraria seu programa nuclear com destruição das bases e equipamentos nucleares.

Concluída em 2011, a Sohae, considerada a principal base do chamado programa espacial norte-coreano, foi palco de três grandes lançamentos pelo governo de Kim Jong-un.

Os três - realizados em abril e dezembro de 2012 e fevereiro de 2016 - foram para colocar em órbita satélites do programa Kwangmyongsong (estrela brilhante), algo que a comunidade internacional considerou uma desculpa para testar a tecnologia ICBM. O Conselho de Segurança da ONU condenou as ações de Jong-un.

"Como se acredita que estas instalações tenham desempenhado um papel importante no desenvolvimento de tecnologias para o programa de mísseis balísticos intercontinentais da Coreia do Norte, essas ações de desmontagem representam um passo importante para fomentar a confiança mútua por parte da Coreia do Norte", consideraram analistas do site "38north"..

A destruição das bases pode contribuir para acelerar o processo de diálogo entre Pyongyang e Washington, depois que as Jong-un e Trump  concordaram em melhorar laços e trabalhar na "desnuclearização total" da península. Foi o próprio Trump que assegurou, após a cúpula, que Kim tinha prometido destruir seu arsenal bélico.

 

Últimas notícias