Itália tenta alocar na UE 450 migrantes que estão em águas da Sicília

Publicado em 15/07/2018 - 09:43 Por Agência EFE - Roma

As duas embarcações com cerca de 450 migrantes resgatados no mar estão hoje (15) em frente ao litoral da Sicília, à espera de que o governo da Itália consiga alocá-los em outros países da União Europeia (UE), após a disponibilidade de Malta e França.

O resgate ocorreu ontem (14).

A patrulheira Protector da agência europeia Frontex, com 176 migrantes a bordo, e a Monte Sperone da Guarda de Finanças (Polícia fronteiriça italiana), com 266, estão em frente ao porto siciliano de Pozzallo, segundo a imprensa local.

Nesta última embarcação, uma equipe médica realizou uma inspeção em seus ocupantes, muitos deles crianças, mas não foi feita nenhuma evacuação médica, informaram as mesmas fontes.

Por enquanto não foi indicado o porto no qual poderiam desembarcar estas pessoas, das quais 100 serão levadas para França e Malta, que acolherão 50 cada um, depois que Roma pediu aos seus parceiros europeus a repartição de imigrantes.

Os 450 migrantes partiram na manhã da sexta-feira em uma barcaça desde a costa líbia, presumivelmente do porto de Zuara, próximo à fronteira tunisiana, e após chegar quase a Malta, corrigiu a rota para dirigir-se às ilhas italianas de Lampedusa e Linosa.

Nessa região, foram finalmente levados na manhã do sábado para os dois barcos militares nos quais se encontram atualmente.

Últimas notícias