Meninos tailandeses dizem que cavaram em busca de saída da caverna

Publicado em 18/07/2018 - 10:50 Por Da Agência EFE - Bangcoc

Os 12 meninos que passaram mais de duas semanas presos em uma caverna, junto com seu treinador, no norte da Tailândia, disseram nesta quarta-feira (18), em entrevista coletiva, que chegaram a cavar em busca de uma saída antes de serem localizados pelos mergulhadores.

Um dos meninos revelou que eles chegaram a cavar "três ou quatro metros" em busca de uma saída da gruta nos 9 dias que transcorreram antes que mergulhadores britânicos os encontrassem em uma cavidade situada a 4 quilômetros da entrada da caverna.

Meninos resgatados na Tailândia
Meninos resgatados na Tailândia deram a primeira entrevista coletiva (EFE/ Pongmanat Tasiri/Direitos reservados)

Outro menino descreveu como "milagroso" o momento em que foram localizados.

Durante esses 9 dias, os meninos ficaram sem comer e beberam a água que escorria pelas paredes da caverna, explicou o treinador, Ekapol Chantawong, que também ficou preso na gruta.

Outros meninos afirmaram que não sentiram fome em um primeiro momento, mas que depois de 48 horas começaram a se sentir cansados e fracos.

Os 12 meninos, que têm entre 11 e 16 anos de idade, e Ekapol, de 26, entraram na caverna durante uma excursão em 23 de junho e ficaram presos depois que a gruta foi inundada pelas chuvas de monção até seu resgate entre os dias 8 e 10 de julho.

As equipes de busca e resgate, que chegaram a somar mais de mil pessoas, os sedaram e transportaram em macas e sob a água nos lances inundados até a saída.

Desde então, o grupo permaneceu internado no hospital Prachanukroh, de Chiang Rai, a capital da província homônima, e oferece hoje sua primeira entrevista coletiva após receber alta nesse centro de saúde.

Os médicos indicaram que os meninos recuperaram força mental e física suficientes para retornarem às suas casas.

O governo tailandês recomendou ao grupo que volte para sua vida normal e evite se transformar no foco dos meios de comunicação.

Últimas notícias