Merkel pede "humanidade" na política migratória da União Europeia

Publicado em 05/07/2018 - 11:31 Por Da Agência EFE - Berlim

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou hoje que a proteção das fronteiras exteriores da União Europeia (UE) não busca transformar o bloco em uma "força", mas acabar com o negócio dos traficantes, e ressaltou que a Europa deve ajudar os imigrantes e, em cooperação com a África, permitir "contingentes legais".

Merkel fez estas declarações em entrevista coletiva em Berlim junto com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, na qual ambos confrontaram abertamente suas diferentes posições na questão migratória.

 

Angela Merkel
Angela Merkel disse que é importante a "proteção das fronteiras exteriores, não só com o objetivo de isolar a UE do exterior, e  para acabar com o negócio de máfias e traficantes de pessoas - EPA/German Chancellor/Agência Lusa

"A diferença está em que não podemos esquecer que ao final se trata de pessoas que vêm a nós. E isto tem algo a ver com os fundamentos europeus, isto é, com a humanidade", disse a chanceler.

Segundo sua opinião, é importante a "proteção das fronteiras exteriores, mas não só com o objetivo de isolar a UE do exterior, de transformar o bloco em uma fortaleza, mais sim para acabar com o negócio desalmado de máfias e traficantes de pessoas".

A chanceler defendeu seguir em frente e se a UE quer conservar esta "alma em relação à sua humanidade e ter um papel no mundo com os seus valores, então não pode ignorar a urgência e o sofrimento" dos imigrantes e iniciar mecanismos alternativos para a imigração ilegal.

Últimas notícias