Ministro de Interior da Alemanha renuncia por diferenças com Merkel

Publicado em 01/07/2018 - 18:27 Por Da Agência EFE - Berlim

Horst Seehofer anunciou neste domingo (1º), em reunião de seu partido, a União Social-Cristã na Baviera (CSU, na sigla em alemão), sua intenção de renunciar ao cargo de ministro de Interior da Alemanha e também ao de presidente de sua legenda por suas diferenças com a chanceler Angela Merkel a respeito da questão migratória. As informações são da Agência EFE.

Seehofer fez essa afirmação em uma reunião em Munique com a cúpula da CSU para decidir se o acordo sobre imigração conseguido por Merkel na cúpula europeia satisfazia suas exigências ou se cumpriria sua ameaça de fechar unilateralmente as fronteiras aos imigrantes já registrados em outros países europeus.

Na reunião da CSU, que durou mais de sete horas, vários membros do partido tomaram a palavra para dissuadi-lo de tal decisão.

Segundo veículos de imprensa alemães, Seehofer afirmou no encontro que os acordos do Conselho Europeu eram insuficientes e que seus efeitos não poderiam ser comparados com o que se conseguiria ao fechar a fronteira alemã aos imigrantes já registrados em outro país europeu, que era a sua proposta.

No entanto, Merkel considerou pouco antes, em entrevista à televisão pública "ZDF", que o acordo obtido em Bruxelas na sexta-feira (29) tinha "efeitos equivalentes" à medida unilateral que propunha a CSU, aguçando ainda mais a disputa entre os dois líderes e seus partidos.

Ainda resta saber qual será a posição definitiva que a CSU vai adotar nessa questão: se vai se alinhar com o partido de Merkel ou se cumprirá sua ameaça de fechar as fronteiras.

Caso a CSU opte pelo confronto direto com a chanceler, a coalizão de governo pode ser quebrada e Merkel ficaria em minoria.

*A matéria foi atualizada às 20h20 para inclusão de novas informações

Últimas notícias