Palestina e Israel acertam cessar-fogo em Gaza com mediação do Egito

A escalada de violência na Faixa de Gaza começou na noite de ontem

Publicado em 14/07/2018 - 19:03 Por Agência EFE - Gaza

Os movimentos Hamas e Jihad Islâmica anunciaram neste sábado (14) um acordo de cessar-fogo com Israel na Faixa de Gaza para conter as tensões das últimas horas.

Os porta-vozes do Hamas, Fawzi Barhoum, e da Jihad Islâmica, Dawood Shihab, usaram as redes sociais para elogiar os esforços do Egito para promover a paz e deter a escalada de violência na região.

"As mediações e as intervenções das partes regionais e internacionais resultaram em um acordo que encerra a atual escalada de tensões entre as facções militares em Gaza e os militares da ocupação israelense", afirmou o site de notícias Safa.

Segundo a imprensa local, diplomatas egípcios trabalharam com o enviado especial para o processo de paz da ONU, Nicolai Mladinov, para por fim às hostilidades, as mais graves desde 2014.

O jornal Haaretz afirmou que Israel aceitou o cessar-fogo, mas um oficial de segurança disse, pedindo anonimato, que só os "fatos no terreno" determinarão como o país agirá na região.

A escalada de violência na Faixa de Gaza começou na noite de ontem, quando as milícias palestinas lançaram cerca de 200 foguetes e morteiros contra o território de Israel, que anunciou que responderia aos ataques com bombardeios contra alvos do Hamas.

Dois jovens palestinos, de 15 e 16 anos, morreram nas ações de Israel, de acordo com o Ministério da Saúde da Palestina, que informou que outras 25 pessoas ficaram feridas.

Em Israel, três pessoas sofreram ferimentos leves após um projétil palestino atingir uma casa em Sderot, cidade perto de Gaza.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tinha anunciado que aumentaria a intensidade dos ataques se fosse necessário. O jornal Times of Israel publicou uma declaração na qual o premiê diz que manteria a campanha de represália ao Hamas até que o movimento islamita "entendesse a mensagem".

Últimas notícias