Pelo menos 13 pessoas morrem em terremoto na Indonésia

Publicado em 29/07/2018 - 09:48 Por Agência EFE - Jacarta

Pelo menos 13 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas depois que um terremoto de magnitude 6,4 atingiu neste domingo a ilha turística de Lombok, na Indonésia. Dez pessoas, uma delas de nacionalidade malaia e as outras indonésias, morreram na região leste de Lombok. Mais três vítimas foram atingidas na parte sul da ilha.

Centenas de edifícios ruíram e mais de 500 pessoas foram afetadas pelo tremor, segundo Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio).

O oficial evitou detalhar, em mensagem publicada nas redes sociais, quantas pessoas estão sendo tratadas por lesões. Em relatório anterior, afirmou que havia pelo menos 40 feridos. Sutopo assinalou que as autoridades ainda estão recolhendo informações, por isso o balanço final de vítimas ainda pode aumentar.

O terremoto de magnitude 6,4 foi sentido por cerca de dez segundos em Lombok, causando pânico entre os moradores, que abandonaram suas casas no começo da manhã.

O abalo, que até o momento teve 124 réplicas, afetou também as ilhas vizinhas de Bali, a oeste de Lombok e principal destino turístico do país, e Sumbawa, a leste do hipocentro e onde alguns edifícios desabaram.

A chefe da Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica, Dwikorita Karnawati, pediu em um comunicado à população que continue alerta, mesmo após a intensidade das réplicas ter diminuído.

A porta-voz da Cruz Vermelha em Lombok, Aulia Arriani, disse à Agência EFE que as pessoas "estão com medo e permanecem na parte externa" das edificações. Ele acrescentou que a organização enviará cobertores, lonas impermeáveis, sacos de dormir e pacotes de ajuda para as famílias atingidas.

Sutopo indicou que o acesso ao vulcão ativo Rinjani, uma das atrações turísticas de Lombok, foi fechado devido aos deslizamentos de terra.

A Indonésia está localizada sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida todos os anos por cerca de 7 mil tremores, a maioria deles moderados. 

Últimas notícias