Recomeça na Tailândia trabalho de resgate de jovens presos em caverna

Publicado em 09/07/2018 - 06:19 Por Da Agência EFE - Mae Sai (Tailândia)

As equipes de salvamento retomaram nesta segunda-feira (9) a missão destinada a resgatar oito crianças e um adulto presos em uma caverna do norte da Tailândia desde o dia 23 de junho. Quatro menores foram retirados ontem (8).

Uma equipe de mergulhadores entrou na cavidade às 11h (horário local, 1h em Brasília) com o objetivo de retornar com alguns dos menores, afirmou Narongsak Ossottanakorn, porta-voz oficial da operação, em entrevista coletiva.

As vítimas estão presas em uma gruta, a quatro quilômetros da entrada da caverna.

Os trabalhos foram interrompidas durante cerca de 14 horas para a equipe de salvamento repor os cilindros de ar comprimido, utilizados nesse domingo, e reavaliar as inundações parciais da cavidade, situada na província de Chiang Rai.

Narongsak alertou que esta segunda tentativa pode ser mais "rápida do que o previsto", graças às boas condições que os especialistas encontraram ontem no interior dos túneis subterrâneos.

O porta-voz evitou prever um horário para o próximo resgatado sair da caverna.

A operação de ontem durou várias horas: a equipe partiu às 10h (0h em Brasília) e retornou com o primeiro resgatado às 17h40 (7h40), e o segundo dez minutos depois. Os outros dois demoraram mais de duas horas.

Os quatro resgatados foram levados ao hospital de Chiang Rai.

Os familiares ainda não puderam ter contato direto com as crianças no hospital, para protegê-las de doenças devido ao frágil sistema imunológico que apresentam, mas puderam vê-las por um vidro.

O ministro tailandês de Interior, Anupong Paochinda, afirmou à imprensa local que todos estão sãos e salvos.

Os outros nove integrantes do grupo continuam na cavidade, onde foram encontrados no dia 2 de julho, após uma missão de busca e resgate que começou há 16 dias.

A chegada, no sábado passado (7) de um temporal à região, que permanecerá durante grande parte da semana, fez com que os responsáveis pela operação de resgate decidissem agir.

As precipitações são uma das principais preocupações das autoridades. A,água filtrada pelo monte pode voltar a inundar as galerias e anular a drenagem feita desde que os 12 estudantes, entre 11 e 16 anos, e seu professor, de 26, foram encontrados.

Narongsak voltou a alertar sobre o problema que as chuvas representam, mas disse que uma equipe de militares está no monte com a tarefa de bloquear a entrada de água para os túneis subterrâneos.

O grupo de estudantes e seu professor entraram nas galerias no dia 23 de junho, após um treino de futebol, quando uma súbita tempestade começou a inundar a cavidade e impediu a saída.

Últimas notícias