Rompimento de represa no Laos deixa pelo menos 19 mortos

Publicado em 25/07/2018 - 06:23 Por Agência EFE - Bangcoc

Pelo menos 19 pessoas morreram após o rompimento de uma represa hidrelétrica em construção no Laos, onde existe o temor que esse número aumente conforme avance o trabalho das equipes de resgate que buscam nesta quarta-feira centenas de desaparecidos, informou a imprensa estatal. 

Oito aldeias da província de Attapeu, no sul do país, ficaram completamente inundadas após o colapso na última segunda-feira de uma seção de uma rede de reservatórios em construção nos rios Xe Pian e Xe Namnoy, segundo o jornal "Vientiane Times". 

Juntamente com outros veículos de imprensa, o jornal publica a apuração provisória que aponta para quase 20 mortos. 

As autoridades utilizam helicópteros e embarcações para procurar centenas de pessoas que estão desaparecidas ou resgatar aquelas que estão presas nos telhados e terraços de suas casas, de acordo com o governador do distrito Bounhome Phommasane. 

O serviço meteorológico do país prevê nos próximos dias mais chuvas fortes e moderadas, acompanhadas de fortes ventos na região, o que pode agravar a situação. 

O primeiro-ministro do Laos, Thongloun Sisoulith, viajou para a região onde supervisionou as operações de resgate e assistência às vítimas. 

A companhia tailandesa Ratchaburi Electricity Generating Holding (RATCH) que participa do projeto de construção, atribuiu em comunicado o rompimento "às continuas chuvas que causaram a entrada de um grande volume de água no reservatório". 

A represa faz parte de um projeto nacional para aproveitar o trajeto do rio Mekong pelo país e transformar Laos em uma fonte geradora de eletricidade limpa para o sudeste da Ásia. 

A sociedade de joint venture Xe-Pian Xe-Namnoy Power Company's (PNPC) venceu a licitação de mais de US$ 1 bilhão para construir as três usinas hidrelétricas de 410 MW onde aconteceu o acidente.

O projeto era que as obras, que começaram em 2013, tinha a previsão de operar em 2019 com uma produção anual de 1.860 GWh, segundo RATCH

Últimas notícias