Tailândia confirma início do resgate dos 13 presos em caverna

Publicado em 08/07/2018 - 08:09 Por Agência EFE - Mae Sai (Tailândia)

As autoridades da Tailândia confirmaram neste domingo (8) que as equipes de salvamento estão "preparadas" para realizar os trabalhos de resgate dos 12 adolescentes e um adulto presos em uma caverna do norte do país. O porta-voz oficial das operações, Narongsak Ossottanakorn, disse que 18 mergulhadores foram designados para as tarefas. Segundo ele, os níveis das águas que inundam parcialmente a caverna caíram significativamente e, com isso, os meninos poderiam caminhar em grande parte do trajeto.

Os responsáveis esperam que o primeiro garoto saia do local durante a noite deste domingo.

Em cada viagem para a caverna onde estão os jovens, os mergulhadores têm que atravessar cerca de 1,7 quilômetro de passagens estreitas, entre visibilidade nula e correntes de água, partindo de um posto provisório no interior da caverna, um caminho que entre ida e volta leva cerca de 11 horas.

Narongsak  disse que médicos e membros da equipe de saúde foram colocados dentro e nas proximidades da caverna para proceder diante de uma possível transferência de emergência do grupo.

As autoridades deram ordens para que os mais de mil profissionais de comunicação que estão próximos da caverna que deixem o local.

A chegada de mais chuvas, previstas de hoje até quarta-feira (11), poderá aumentar a pressão na já complicada missão de resgate.

O grupo, composto por 12 meninos, de 11 a 16 anos, e um adulto de 26, foi localizado na noite da última segunda-feira (2) em uma ilha de terreno seco, a quatro quilômetros da entrada da caverna e após nove dias de intensa busca da qual participaram mais de 1.300 pessoas. Eles puderam recuperar parcialmente as forças quando foram assistidos por médicos e psicólogos dentro da caverna.

Além disso, os meninos e o treinador receberam um treinamento intensivo para aprender a mergulhar, uma atividade que os especialistas qualificam de risco elevado. 

Últimas notícias