Diálogo com Kim Jong-un está sendo positivo, diz Trump

Publicado em 03/07/2018 - 12:18 Por Agência EFE - Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (3) que, se não fosse por ele, seu país estaria agora "em guerra" com a Coreia do Norte, e ressaltou que o diálogo com o regime de Kim Jong-un está sendo positivo.

"Muitas conversas boas com a Coreia do Norte. Está indo bem! Enquanto isso, não houve Lançamentos de Foguetes nem Testes Nucleares em 8 meses. Toda a Ásia está contente", escreveu no Twitter o presidente americano.

"Só o Partido de Oposição, que inclui os Veículos de Imprensa Falsos, está se queixando. Se não fosse por mim, agora estaríamos em Guerra com a Coreia do Norte", acrescentou Trump.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, viajará quinta e sexta-feira à Coreia do Norte para conversar com Kim Jong-un sobre o desenvolvimento do acordo assinado por Trump e o líder norte-coreano durante a cúpula em Cingapura no dia 12 de junho.

Essa declaração abre as portas para a desnuclearização do regime norte-coreano em troca de concessões de Washington que garantam a sobrevivência do regime, mas não especifica mecanismos nem prazos concretos para esses objetivos.

A terceira visita de Pompeo a Pyongyang poderia servir para esboçar algumas das condições para futuros acordos e, inclusive, definir prazos para que o Norte desmantele seu programa nuclear.

O otimismo da Casa Branca entra em choque com reportagens que circulam na imprensa como a publicada no fim de semana pelo The Washington Post, que assinalou que a inteligência americana acredita que a Coreia do Norte não pretende entregar todo o seu arsenal nuclear, e que está estudando formas de ocultar o número de armas que possui.

Segundo o site de notícias Axios, a Casa Branca está cogitando realizar uma segunda cúpula entre Trump e Kim em setembro em Nova York, se a Coreia do Norte fizer avanços concretos para a desnuclearização nos próximos meses.

Últimas notícias