Ancara diz que EUA devem mudar de mentalidade para resolver crise

Publicado em 17/08/2018 - 08:05 Por Agência EFE - ISTAMBUL

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, afirmou nesta sexta-feira (17) que não quer ter problemas com os Estados Unidos (EUA), mas que o país deve mudar de mentalidade para resolver a crise diplomática nas relações bilaterais.

"Nunca nos alegraremos de ter problemas com os Estados Unidos. Podemos resolver facilmente os problemas, mas não com sua mentalidade atual", afirmou o ministro em uma reunião de embaixadores do seu país, informou a agência Anadolu.

"Estamos fazendo um faroeste. Somos dois grandes países que precisam ter boas relações. Aprenderemos a nos respeitar um ao outro", afirmou Çavusoglu.

As relações entre a Turquia e os EUA, aliados na Otan, atravessam um dos piores momentos da sua história, com várias frentes diplomáticas abertas.

A tensão aumentou nos últimos dias devido à recusa turca de ceder à exigência de Washington de libertar o pastor protestante Andrew Brunson, que está há quase dois anos em prisão preventiva na Turquia, sob acusação de "vínculos terroristas".

Destaques EBC


Últimas notícias