Após tremor de magnitude 7, Indonésia emite alerta de tsunami

Publicado em 05/08/2018 - 10:30 Por Agência EFE - Jacarta

As autoridades da Indonésia emitiram neste domingo (5) um alerta de tsunami após um terremoto de magnitude 7 na turística ilha de Lombok, onde ainda não foi divulgado o saldo de vítimas e danos materiais.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registra atividades sísmicas em todo o mundo, informou que o epicentro foi detectado a 10 quilômetros de profundidade e 2,4 quilômetros a leste de Loloan, uma cidade ao Norte da ilha.

Lombok, onde fica o vulcão Rinjani, está a Leste de Bali, principal destino turístico da Indonésia.

Indonésia registra terremoto de magnitude 7 na turística ilha de Lombok
Indonésia registra terremoto de magnitude 7 na turística ilha de Lombok - Johannes Christo/Reuters/Direitos reservados

No dia 29 de julho, 16 pessoas morreram e outras 355 ficaram feridas em um terremoto de magnitude 6,4 e posteriores réplicas também em Lombok, e mais de 1.500 construções, entre residências e estabelecimentos comerciais, sofreram danos.

A Indonésia fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por cerca de 7 mil tremores por ano, em sua maioria de magnitude moderada.

Em 2004, um terremoto perto da costa noroeste da ilha de Sumatra gerou um tsunami que causou pelo menos 280 mil mortes em mais de 10 países banhados pelas águas do oceano Índico - a maioria na Indonésia.

Últimas notícias