Calor faz Japão adiar reinício de aulas

Publicado em 28/08/2018 - 08:25 Por Agência EFE - Tóquio

O Ministério da Educação do Japão solicitou para suas escolas do ensino fundamental e médio do sul do país que adiem por uma semana o início das aulas para proteger os alunos das altas temperaturas, que ultrapassam os 35 graus.

As escolas estavam programadas para retomar suas aulas após as férias de verão nesta segunda-feira, mas, por conta da nova onda de calor que castiga o país, 90 escolas em seis cidades do sul adiaram esta data para o dia 3 de setembro, além de adotar medidas como encurtar o horário.

Esta medida se deve ao fato que mais da metade - 50,4% - dos colégios públicos do ensino fundamental e médio primária no Japão não tem ar-condicionado, segundo relatório do Ministério da Educação.

Só na cidade de Nakama (província de Fukuoka), dez escolas adiaram a cerimônia de abertura das aulas por causa do calor. Já no caso da cidade de Kitakyushu, na mesma província, 90% das salas de aula em geral possuem ar-condicionado, por isso o calendário escolar foi mantido.

A última onda de calor no Japão, deixando temperaturas recorde superiores aos 40 graus em julho, culminou com a morte de 65 pessoas, entre elas uma criança de 6 anos que morreu por insolação após participar de uma excursão ao ar livre.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o calor extremo vai se prolongar nos próximos dias, sobretudo no sul do país, onde a temperatura chegará perto dos 40 graus.

Últimas notícias