Chegada do tufão Cimarron cancela 200 voos no Japão

Publicado em 23/08/2018 - 08:10 Por Agência EFE - Tóquio

Cerca de 200 voos foram cancelados hoje (23) no Japão por conta da chegada do tufão Cimarron ao oeste do país com fortes ventos e chuvas na área já danificada pelas intensas chuvas que deixaram mais de 200 mortos no mês passado.

No meio da madrugada de hoje, o Cimarron, o 20º tufão da temporada no Pacífico, encontrava-se a cerca de 170 quilômetros da cidade de Muroto, na ilha de Shikoku, onde deve tocar a terra hoje à noite, segundo informações da Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês).

O tufão, classificado como forte pela agência, avança a 35 km/h em direção ao norte-noroeste, arrasta rajadas de vento de até 216 km/h e tem uma pressão atmosférica de 955 milibares no seu centro, detalhou a JMA.

A previsão é que a tempestade atravesse a ilha de Shikoku antes de tocar a terra na ilha de Honshu,  perto das províncias de Okayama e Hiroshima, onde ocorreu a maioria das mortes por conta das inundações do mês passado. Por isso, o primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, pediu extrema cautela.

As chuvas poderiam afetar uma ampla área do país, por isso que "há perigo e risco de inundações e deslizamentos de terra", disse hoje o premier, durante uma reunião onde pediu que "fossem tomadas medidas adequadas para evitar, sobretudo, que afete ainda mais nas áreas danificadas do oeste".

A JMA alertou para fortes chuvas e recomendou aos moradores das localidades que deixam o local antes do anoitecer.

O tufão Cimarron é o segundo que afeta o Japão nesta semana, após a passagem do Soulik, que segue seu curso em direção ao norte e espera-se que chegue na península coreana nas próximas horas.

Últimas notícias