Equipes de resgate reiniciam buscas após terremoto na Indonésia

Publicado em 06/08/2018 - 23:14 Por Agência EFE - Indonésia

 As equipes de emergência da Indonésia reiniciaram nesta terça-feira (data local) os trabalhos de busca após o terremoto de magnitude 6,9 graus na escala Richter que deixou pelo menos 98 mortos nas ilhas de Lombok e Bali.

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que as equipes retiraram um sobrevivente dos destroços de uma mesquita que desabou no norte de Lombrok, a região mais afetada pelo tremor, com 72 mortos.

"O trabalho ainda continua com as equipes do SAR (Busca e Resgate). Esperamos que possamos salvar muitos", afirmou.

Milhares de turistas tentam sair de Lombrok em embarcações ou em voos que partem com atraso no aeroporto internacional da ilha. Vários estrangeiros passaram a noite no local em busca de passagens.

Faik Fahmi, diretor da Angkasa Pura, empresa que administra o aeroporto, disse à Agência Efe que cerca de 1 mil pessoas passaram a noite no local. A companhia está trabalhando para ampliar a oferta e atender a demanda dos turistas que querem deixar a região.

"Vamos aumentar o número de voos", garantiu Fahmi, explicando que os estrangeiros estão recebendo alimentação, água e cobertores.

A ilha de Lombok, dominada pelo vulcão Rinjani, está no leste de Bali, principal destino turístico da Indonésia. O país fica sobre o chamado "anel de fogo" do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica onde são registrados 7 mil terremotos por ano, a maioria deles de intensidade moderada. 

Últimas notícias