FBI alerta para interferência da Rússia nas eleições dos EUA

Publicado em 02/08/2018 - 17:09 Por Agência EFE - Washington,

O Diretor do FBI, Christopher Wray, afirmou hoje que a Rússia continua em ter uma "influência maligna" nas eleições americanas e destacou que essa ameaça não vai desaparecer no futuro próximo.

Além disso, Wray explicou que esses tipos de ações não se limitam ao período eleitoral e enumerou uma série de exemplos de como os adversários do país tentam minar a democracia americana.

Wray ressaltou a importância das empresas de tecnologia em colaborarem com as autoridades na hora de defender os interesses nacionais.

Ele estava acompanhado do Diretor de Inteligência Nacional dos Estados Unidos, Dan Coats, que fez  um alerta também sobre a existência de uma ampla campanha de mensagens da Rússia para interferir nas próximas eleições legislativas e dividir o país.

As eleições acontecem no mês de novembro.

No entanto, Coats considerou que o Kremlin ainda não promoveu uma forte campanha como nas eleições de 2016.

"Continuamos vendo uma ampla campanha de mensagens da Rússia para debilitar e dividir o país", declarou Coats em entrevista coletiva.

O presidente dos EUA, Donald Trump, encarregou a Direção de Inteligência Nacional de investigar, com prioridade, a eventual  interferência nos processos eleitorais do país.

As declarações ocorrem depois da cúpula entre Trump e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no último dia 16 de julho.

Na reunião, Trump desautorizou as agências de inteligência americanas e afirmou que acreditava na palavra de Putin de que a Rússia não interferiu nas eleições de 2016, uma opinião contrária a dos principais órgãos de segurança do país.

Criticado pelas afirmações, Trump voltou atrás pouco depois e disse ter plena confiança nas agências americanas. 

A secretária de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, e o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, estavam presentes na coletiva.


 

Últimas notícias