Fed confirma intenção de elevar taxas dos juros nos EUA em setembro

Publicado em 22/08/2018 - 18:02 Por Agência EFE - Washington

 O Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, reiterou hoje (22) a intenção de elevar as taxas de juros no país em sua próxima reunião em setembro caso as projeções sobre a economia americana se mantenham.

"Se os dados continuarem apoiando as perspectivas, seria adequado tomar em breve outro passo na retirada do estímulo monetário", indicaram as atas da última reunião do Fed, realizada em julho, e divulgadas hoje.

O Fed elevou duas vezes os juros neste ano, para entre 1,75% e 2%, e antecipou pelo menos mais uma alta antes do fim de 2018.

A próxima reunião de política monetária do Fed está prevista para os dias 25 e 26 de setembro. É esperada uma entrevista coletiva do presidente do órgão, Jerome Powell, após a reunião.

A economia americana tem apresentado solidez e cresceu mais de 4% no segundo trimestre. A taxa de desemprego também tem ficado perto dos 4%, um dos menores níveis já registrados no país.

Em sua última reunião, o Fed mostrou preocupação com a escalada das disputas comerciais entre EUA e China, destacando que as tensões eram um "potencial risco de baixa sobre a atividade real".

Powell participará nesta sexta-feira de um evento no estado de Wyoming, onde analistas estarão atentos a possíveis indícios sobre o curso da política monetária nos EUA. Será a primeira aparição pública de Powell depois das recentes críticas do presidente do país, Donald Trump, que lamentou que a alta dos juros pode afetar o crescimento da economia americana. 

Últimas notícias