Furacão Lane faz Trump declarar estado de emergência no Havaí

Publicado em 23/08/2018 - 15:03 Por Agência EFE - Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (23) estado de emergência no Havaí, diante da iminente chegada do furacão Lane, que ameaça se transformar na tempestade mais violenta a passar pelo arquipélago do Pacífico em décadas.

Essa declaração autoriza o Departamento de Segurança Nacional (DHS) e a Agência Federal para a Gestão de Emergências (Fema) a coordenar atividades de socorro em caso de desastre e a destinar fundos federais para enfrentar uma eventual tragédia.

O propósito da medida é salvar vidas e salvaguardar a saúde pública, bem como proteger a propriedade dos cidadãos, para assim "minimizar ou evitar a ameaça de uma catástrofe" nas ilhas, afirmou a Casa Branca em comunicado.

Segundo especialistas climatológicos citados pela emissora CNN, o olho do furacão poderia, na hipótese mais pessimista, se transformar no ciclone “mais destrutivo dos últimos 26 anos”, caso toque a terra.

Apesar da gravidade da ameaça, o Serviço Meteorológico Nacional anunciou, por meio das redes sociais, que a tempestade, que na terça-feira (21) atingiu categoria 5 - a máxima na escala Saffir-Simpson -, diminuiu nas últimas horas.

De acordo com as últimas informações divulgadas pelo Centro de Furacões do Pacífico Central (CPHC) dos EUA, o furacão ainda se dirige para Havaí empurrado por ventos que alcançam uma velocidade de 210 km/h e deverá passar pela maioria das ilhas do arquipélago.

Para evitar riscos, o Pentágono anunciou ontem (22) a retirada de sua frota na região - embora tenha afirmado inicialmente que a mesma seria mantida nas proximidades, caso fosse requerida para eventuais trabalhos de socorro.

Últimas notícias