Incêndio em Algarve é controlado após uma semana de combate

Publicado em 10/08/2018 - 07:17 Por Agência EFE - Lisboa

EPA8295. PORTELA DO VENTO (PORTUGAL), 09/08/2018.- Vista de una zona devastada por los incendios en Monchique, en el Algarve, Portugal, hoy, 9 de agosto de 2018. El incendio forestal del Algarve, que se declaró el pasado viernes, 3 de agosto, ha
Área devastada por incêndio en Monchique, Algarve (Filipe Farinha/Agência EFE/Direitos Reservados)

O incêndio florestal na região do Algarve, em Portugal, que deixou 41 feridos, já está controlado, depois de uma semana de combate ao fogo, afirmou nesta sexta-feira (10) a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

"Não há risco de o incêndio sair da área afetada", afirmou a porta-voz da ANPC, Patrícia Gaspar, em entrevista coletiva.


Uma dezena de pelotões do Exército substituirá, nas próximas horas, os 1,3 mil bombeiros espalhados pelos pontos mais quentes do local.

As previsões meteorológicas não indicam a extinção, já que as temperaturas subirão e cairá a umidade relativa, acrescentou a porta-voz.

Entre as vítimas, 40 ficaram levemente feridas e uma idosa, de 72 anos, sofreu queimaduras graves, enquanto o número de pessoas desalojadas, que ontem chegou a 299, hoje é de 41. Espera-se que a maioria possa retornar ao longo do dia para suas casas.

O incêndio florestal do Algarve começou no último dia 3, na comarca de Monchique, em uma região montanhosa cheia de eucaliptos.

O vento forte, as altas temperaturas e a baixa umidade relativa fizeram com que as chamas se estendessem por um perímetro de mais de 100 quilômetros, chegando também aos distritos próximos de Silves, Odemira e Portimão.

Últimas notícias