Indonésia já contabiliza 131 mortos por causa de terremoto

Publicado em 08/08/2018 - 08:02 Por Agência EFE - Jacarta

As autoridades da Indonésia confirmaram nesta quarta-feira (8) que subiu para 131 o número de mortos no terremoto de magnitude 6,9 que atingiu no último domingo a ilha de Lombok. Milhares de desabrigados aguardam por alimentos, água e abrigo após perderem suas casas.

Terremoto na Indonésia
Terremoto na Indonésia - (Reuters/Direitos reservados)

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, a sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho, disse, em entrevista coletiva, que 1.467 pessoas tiveram que ser hospitalizadas por causa dos ferimentos e que subiu para 156 mil o número de deslocados.

A maioria das mortes (78) ocorreu no norte de Lombok, a região mais próxima ao epicentro, onde cerca de 42 mil casas e edifícios desmoronaram. Os serviços de emergência se esforçam para encontrar sobreviventes e recuperar os corpos.

O restante das vítimas foi registrado na região ocidental de Lombok (24), na parte oriental (19), em Mataram, principal cidade da ilha (6), no centro (2) e em Dempassar, na vizinha ilha de Bali (2).

Dezenas de feridos são tratados em tendas de lona improvisadas ao lado do hospital de Tanjung, no noroeste da ilha, já que o centro de saúde ficou danificado pelo tremor.

A ajuda chegou a muitos dos sobreviventes, mas ainda há falta de alimentos, água e barracas em locais de difícil acesso.

A Indonésia fica sobre o chamado "anel de fogo" do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica onde são registrados 7 mil terremotos por ano, a maioria deles de intensidade moderada.

Últimas notícias