Itália impedirá desembarque de 177 imigrantes até obter resposta da UE

Publicado em 20/08/2018 - 18:39 Por Agência EFE - Roma

O governo da Itália impedirá os 177 imigrantes que estão a bordo de um navio da Guarda Costeira do país, que atracará nas próximas horas na cidade siciliana de Catânia, de desembarcar até que a União Europeia (UE) decida sobre a realocação deles.

A informação foi divulgada à Agência EFE por fontes oficiais, que indicaram que "o Ministério do Interior italiano não deu, nem dará nenhuma autorização (para desembarcar) até que tenha certeza de que os 177 imigrantes irão para outros países" da UE.

As fontes assinalaram que o governo espera "uma resposta por parte da UE" para realocar essas pessoas, assim como foi feito em ocasiões anteriores, como na semana passada com o navio Aquarius e seus 141 resgatados, que desembarcaram em Malta e serão distribuídos entre seis países europeus, entre eles a Itália.

O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita Liga (antiga Liga Norte), posicionou-se sobre o assunto depois que o titular de Infraestruturas e Transportes, Danilo Toninelli, do antissistema Movimento Cinco Estrelas (M5S, na sigla em italiano), informou por meio do Twitter que o navio Diciotti da Guarda Costeira atracará em Catânia.

A embarcação recebeu na última quinta-feira os imigrantes socorridos por outros dois navios da Capitania dos Portos que se encontravam em dificuldades em águas de Malta, segundo o Ministério do Interior italiano.

Desde então, a embarcação esperou no mar que o governo italiano permitisse acesso a um de seus portos.

Os cinco dias no mar pareciam chegar a seu fim com o anúncio de Toninelli, mas, agora, o futuro dessas pessoas fica no ar, pelo menos de forma temporária.

Salvini insiste em sua estratégia para conter a imigração procedente da África para a Itália e mantém fechados os portos às organizações não governamentais (ONGs) com imigrantes resgatados no mar que estão a bordo de seus navios.

No entanto, esta foi a primeira vez em que o governo italiano chegou a impedir que um navio de sua própria Marinha atracasse em seus portos.

Últimas notícias