Mattis debate direitos humanos com ministros do Brasil

Secretário de Defesa dos EUA passará pela Argentina, Chile e Colômbia

Publicado em 13/08/2018 - 17:20 Por Agência EFE - Brasília

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, se reuniu nesta segunda-feira (13) com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e de Defesa, general Joaquim Silva e Luna, em Brasília, com quem discutiu temas relacionados aos direitos humanos e o papel dos dois países em missões de paz.

Em nota, o Pentágono afirmou que Mattis e Nunes discutiram um "amplo leque de assuntos de defesa". Detalhes do encontro com Silva e Luna ainda não foram divulgados, mas fontes da delegação americana disseram que a expectativa era dar prosseguimento a assuntos discutidos entre o presidente Michel Temer e o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, durante visita ao Brasil em junho.

O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, e o secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, após reunião no ministério.
O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, e o secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Na reunião, Temer e Pence discutiram a situação na Venezuela e o possível uso por parte dos americanos da base de lançamentos espaciais que o Brasil tem em Alcântara, no Maranhão.

As reuniões marcaram o início da viagem de Mattis na América do Sul. Nos próximos dias, o secretário de Defesa se reunirá com representantes dos governos de Argentina, Chile e Colômbia.

A próxima parada da visita será amanhã (14) no Rio de Janeiro, onde Mattis deve fazer um discurso para os cadetes da Escola Militar de Guerra e visitar o Monumento Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial.

Nos próximos dias, com o objetivo de fortalecer a relação dos EUA com os países da região, Mattis visitará Buenos Aires, Santiago e Bogotá. O secretário volta para Washington na sexta-feira.

Últimas notícias