Padre defende renúncia do arcebispo de Lyon por abusos sexuais

Publicado em 22/08/2018 - 08:41 Por Agência EFE - Lyon (França)

Padre recolhe assinaturas pedindo renúncia de arcebispo de Lyon por abusos

Um padre de Valence, no sudeste da França, lançou uma campanha para recolher assinaturas para obrigar a renúncia do arcebispo de Lyon.

O cardeal Phillippe Barbarin está sendo processado por não ter denunciado os casos de abusos sexuais praticados por alguns religiosos de sua diocese.

Até a manhã de hoje, mais de cinco mil pessoas tinham assinado a petição online, segundo informações do site "change.org".

O padre Pierre Vignon, que encabeça a petição, disse que defende a renúncia de Barbarin ao arcebispado e ao título de cardeal, amparado na carta do papa Francisco em que pede que a Igreja se mobilize contra a pedofilia.

"O cardeal Barbarin deve assumir suas responsabilidades e se retirar", ressaltou o padre, em declarações divulgadas hoje pela emissora de rádio "France Info".

Vignon disse que na gestão do arcebispo uma série de abusos foram cometidos em sua diocese nos anos 1970 e 1980, particularmente pelo padre Bernard Preynat, pelos quais será julgado.

O religioso lembrou, entre outras coisas, o "deslize" de Barbarin, quando se referindo a esse assunto disse que "graças a Deus, os fatos estão prescritos".

Em seu argumento, Vignon diz que renunciando como cardeal e arcebispo, Barbarin agiria "pelo bem de todos, e particularmente das vítimas".

"O senhor mesmo reconheceu erros de gestão. Por que continuar indefinidamente no cargo depois de tê-los cometido?", questiona Vignon.

O pedido do padre de Valence recebeu o apoio, a título pessoal, de duas associações criadas para a defesa das vítimas de religiosos.

O processo contra Barbarin, cuja conclusão foi adiado pela primeira vez, pode ser adiado novamente por razões processuais. 

Últimas notícias