Polícia chega ao apartamento de C. Kirchner para revista judicial

Publicado em 23/08/2018 - 13:55 Por Agência EFE - Buenos Aires

Uma equipe da Polícia Federal da Argentina (PFA) chegou nesta quinta-feira (23) ao apartamento em Buenos Aires da ex-presidente Cristina Kirchner para realizar uma revista ordenada por um juiz por conta de uma investigação por suposto recebimento de subornos milionários de empresários.

Em meio a um grande número de jornalistas e seguidores da ex-governante, vários agentes entraram no edifício em que a atual senadora reside na capital - no bairro de Recoleta -, embora o juiz Claudio Bonadio tenha também solicitado revistas em suas duas casas em Río Gallegos e El Calafate. 

Na noite de quarta-feira, o Senado deu sinal verde, por unanimidade, à solicitação de revista cursada por Bonadio, que quer buscar provas se Christina recebeu propinas de empresários de obras públicas durante os Executivos kirchneristas (2003-2015), pedido que necessitava da autorização da Câmara Alta por Christina contar com privilégios parlamentares. 

"O que estão fazendo é assediá-la. Uma revista dificilmente é avisada com tantos meses", apontou Gregorio Dalbón, um dos advogados de Christina, em entrevista à imprensa perante as portas da residência da ex-governante, que segundo veículos de imprensa locais passou a noite com sua filha Florença em um apartamento do bairro de Constituición. 

A ex-presidente - que também votou a favor das revistas no Senado - convidou na terça-feira os senadores que apoiaram a medida para acabar com o "show" que se tornou a situação, mas não conseguiu que também aprovassem as condições que tinha imposto: que não houvesse registro gráfico das revistas e garantias da presença de seus advogados. 

Christina, envolvida em seis causas judiciais - quatro delas por corrupção - está convencida de que é vítima de uma perseguição política e judicial impulsionada pelo seu sucessor, Mauricio Macri. 

A investigação já rendeu a prisão de empresários e ex-funcionários e foi revelado que um motorista do Ministério de Planejamento escreveu em um diário durante mais de uma década, nos quais contava como supostamente levava bolsas com dólares que empresários destinavam a membros do governo. 

Entre eles, supostamente, Christina e seu falecido marido, o também ex-presidente Néstor Kirchner (2003-2007).

Últimas notícias