Programa Um Olhar sobre o Mundo entrevista o fotógrafo Paulo Vitale

Publicado em 13/08/2018 - 15:43 Por Agência Brasil - Brasília

O impacto da imagem no noticiário internacional pauta a entrevista de Moisés Rabinovici com o fotojornalista Paulo Vitale,seu antigo colega de reportagens, na edição inédita do programa Um Olhar sobre o Mundo desta segunda (13), às 21h45, na TV Brasil

Em Gaza, na China, no Nepal e em dezenas de outros países, o fotojornalista Paulo Vitale capturou momentos belos, trágicos e inusitados que compõem uma história do mundo através de fotos.

Vitale, que estudou História na Universidade de São Paulo, destaca o papel da fotografia na formação da memória: "Quando você pensa nas pessoas, você provavelmente está lembrando de uma foto."

Segundo o fotógrafo, essas imagens servem como documentos seguros para a construção de uma memória comum: "Eu esqueço muita coisa. Se não tivesse o apoio da fotografia todas essas situações por que passei se dissipariam."

Entre esses acontecimentos estão viagens a mais de 40 países, algumas durante momentos trágicos. "O Haiti que eu presenciei em 2004 foi o lugar mais difícil que eu já vi. Ao mesmo tempo, vi uma grande dignidade nas pessoas que viviam no meio daquele caos."

Além do trabalho como fotojornalista, Vitale é reconhecido como retratista de famosos. Seu último livro, "Feito no Brasil", captura 52 personalidades brasileiras que ganharam o mundo. Um retrato de Pelé abre o livro para colocar em foco a imagem internacional do Brasil: "Ao dizer que sou brasileiro, as pessoas abrem um sorriso e falam 'Pelé'. Ele abre portas para os brasileiros no mundo inteiro."

Ainda nessa edição do programa Um Olhar sobre o Mundo, o apresentador Rabinovici e o fotógrafo Vitale discutem suas experiências como correspondentes no Oriente Médio e o estado atual do mercado de mídia.

Sobre o programa

Com 40 anos de experiência, 16 dos quais vividos como correspondente internacional em vários países, o jornalista Moisés Rabinovici é o apresentador do programa Um Olhar sobre o Mundo, transmitido semanalmente às segundas-feiras pela TV Brasil. Antes de comandar esta atração do canal público, Rabinovici  trabalhou na imprensa escrita e em emissoras de rádio. Para entrevistar seus convidados e tratar de inúmeros temas que são notícia, usa o conhecimento reunido em grandes coberturas internacionais, inclusive como repórter de guerra e analista de política.

Rabinovici, que em suas andanças pelo mundo já entrevistou grandes líderes e personalidades de vários países, recebe semanalmente, nos estúdios da TV Brasil em São Paulo, especialistas, estudiosos e jornalistas para debater os principais acontecimentos do momento.

Serviço

Um Olhar sobre o Mundo – segunda-feira, 13/08, às 21h45, na TV Brasil

Edição: Sabrina Craide

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.