Putin diz que novas sanções dos EUA interessam a "classe governante"

Publicado em 22/08/2018 - 13:25 Por Agência EFE - Rússia

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que as novas sanções dos Estados Unidos contra a Rússia, que entram em vigor hoje, são prejudiciais e interessam a "classe governante no sentido amplo da palavra".

A Casa Branca anunciou, no dia 8, a entrada em vigor a partir de hoje de novas sanções contra a Rússia.

Esta nova leva de medidas econômicas contra a Rússia foi adotada em represália ao envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da filha dele, Yulia, na Inglaterra.

Entre as medidas restritivas ao comércio entre os dois países, está a exportação de alguns produtos tecnológicos dos EUA para a Rússia.

"No que se refere às sanções, são contraproducentes e não fazem sentido, principalmente em relação a um país como a Rússia", disse Putin, em entrevista coletiva, hoje,  ao lado do presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, com quem se reuniu em Sochi.

O chefe do Kremlin voltou a insistir que as sanções interessam mais ao governo do que ao presidente Donald Trump.

"Não se trata da posição do presidente dos Estados Unidos, mas da posição da classe governante no sentido amplo da palavra. Espero que, ao final, nossos colegas tomem consciência de que essa política não tem futuro e que comecemos a cooperar com normalidade", ressaltou.

A Casa Branca deu três meses para a Rússia permitir uma inspeção da Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir que não voltará a usar armamento químico.

E, caso a Rússia não cumpra com estas exigências, os Estados Unidos ameaçam adotar outro grupo de sanções muito mais severas e prejudiciais, tais como a proibição total de exportações e importações, a restrição das relações diplomáticas e a proibição de voos aos Estados Unidos da companhia aérea Aeroflot. 

Últimas notícias