Santos afirma que paz com as Farc foi maior conquista de seu governo

Publicado em 07/08/2018 - 06:30 Por Agência EFE - Bogotá

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que a maior conquista de seu governo, que termina hoje (7), foi a assinatura do acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). "Nenhuma paz é perfeita, nem fácil de consolidar, e menos ainda no nosso país, afetado por tantas formas de violência. Os assassinatos de líderes sociais são uma dor com a qual eu vou embora."

Brasília - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos,  durante declaração à imprensa, no Palácio do Planalto (Beto Barata/PR)
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos (Beto Barata/PR)

O Ministério Público da Colômbia recebeu, na última semana, 1.291 denúncias de ameaças contra líderes sociais e contra ex-integrantes das Farc.

No discurso de despedida, Santos disse ainda que deixa o cargo após oito anos, com a satisfação de ter avançado para ter uma Colômbia em paz, mais igual e com melhor educação.

"A Colômbia não pode se resignar a viver uma guerra sem fim, como se fôssemos um país condenado a violência", afirmou o presidente, evitando fazer um balanço completo de seu período no governo.

Ele também desejou sucesso a Ivan Duque, que assume o poder amanhã, e prometeu que não interferirá na gestão do sucessor.

"Ser presidente é um ofício único e cheio de desafios, que me deixou maravilhosas lembranças e alguns desgostos, que, enfim, fazem parte da vida", ressaltou o presidente colombiano no discurso.

Assim como a questão da violência, Santos afirmou que os colombianos não podem ficar indiferentes à pobreza no país.

"Ainda nos falta muito para erradicar totalmente a pobreza, para reduzir as inaceitáveis diferenças entre os mais ricos e os menos favorecidos. Mas, nesse propósito, coloquei toda a capacidade do governo. E o certo é que avançamos com passos firmes para uma Colômbia com maior igualdade e mais educação", disse.

Santos também lembrou a visita do papa Francisco ao país e um discurso feito pelo pontífice, no qual pedia que os colombianos não deixassem que a esperança lhes fosse roubada.

"Escutem-no! Não deixem a paz ser roubada. A isso convido-os hoje também", acrescentou. 

Últimas notícias