Sobe para 98 o número de mortos após terremoto na Indonésia

Publicado em 06/08/2018 - 11:20 Por Agência EFE - Indonésia

 As autoridades da Indonésia elevaram, hoje,  para 98 o número de mortos e para 236 o de feridos causados pelo terremoto de magnitude 7 que sacudiu neste domingo o norte da ilha de Lombok, no centro do país.

As equipes de resgate continuam a busca por sobreviventes.

O distrito de Lombok Norte é a região mais afetada pelo terremoto, onde foi registrada a maioria dos mortos e feridos, disse o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, em entrevista coletiva.

A maioria das mortes aconteceu devido ao desmoronamento de prédios, segundo a BNPB, acrescentando que também há centenas de feridos.

O atendimento está sendo difícil devido à precária situação dos hospitais que também foram atingidos pelo terremoto.

Milhares de casas e prédios afundaram por causa do tremor, que deixou 20 mil deslocados e causou vários danos e foi seguido por 132 réplicas, incluindo várias de magnitude superior a 5, acrescentou Sutopo.

As equipes de busca e resgate trabalham para encontrar sobreviventes e desaparecidos, como as pessoas que estavam no interior de uma mesquita que desabou na aldeia de Lading-Lading, no norte da ilha.

"O principal objetivo agora é a busca, resgate e assistência de pessoas afetadas e satisfazer suas necessidades básicas", disse a BNPB, afirmando como necessidades urgentes pessoal médico, água limpa, comida, cobertores e remédios.

A ilha de Lombok, dominada pelo vulcão Rinjani, se encontra ao leste de Bali, principal destino turístico da Indonésia.

Últimas notícias