Tribunal da Turquia nega novamente liberdade a pastor dos EUA

Publicado em 15/08/2018 - 08:50 Por Agência EFE - Turquia

Um tribunal turco rejeitou, hoje, o recurso do advogado de Andrew Brunson, o pastor protestante americano que está há dois anos em prisão preventiva na Turquia..

Esta negativa é a segunda em menos de dois dias. Segundo informações da agência "Anadolu", o recurso de Brunson será examinado em breve por um tribunal superior.

A detenção do pastor americano, sob a acusação de vínculos terroristas, é uma das principais causas da tensão diplomática entre Washington e Ancara.

Brunson, um pastor protestante que vive há vinte anos na Turquia, foi detido em outubro de 2016.

Ele é acusado também de "espionagem" e vínculos tanto com a guerrilha curda PKK como com a organização islamita do clérigo turco Fethullah Gülen, inimiga dos curdos.

Os Estados Unidos pediram a libertação do pastor e diante da negativa turca, impuseram sanções econômicas, no início deste mês.

Ancara respondeu com idênticas medidas, reação que elevou a tensão entre os dois países, tradicionalmente bons aliados.

E o impasse aprofundou a desconfiança dos investidores na economia turca, assolada com uma alta dívida externa e elevado índice de inflação.

A crise entre os dois países causou a queda significativa do valor da lira turca perante o euro e o dólar.

Na segunda semana de agosto, a moeda do país eurasiático se desvalorizou 25%, mas desde segunda-feira recuperou parte do valor. 

 

Últimas notícias