Tufão cancela voos e provoca retirada de 88 mil pessoas na China

Publicado em 03/08/2018 - 07:51 Por Agência EFE - China

 Pelo menos 88 mil pessoas foram retiradas da cidade de Xangai e arredores e mais de 100 voos cancelados pela chegada do tufão Jongdari, que deverá causar chuva intensa nas próximas horas na região. De acordo com informações das autoridades, nos dois aeroportos de Xangai, Hongqiao e Pudong, pelo menos 151 voos foram cancelados e o controle do tráfego aéreo emitiu o alerta vermelho de alto nível, o que significa que ao longo de toda a manhã espera-se que sua capacidade de decolagem, e aterrissagem seja reduzida em 70%.

O Escritório Meteorológico de Xangai elevou ontem (2) o alerta de tufão em nível amarelo, o terceiro por gravidade no sistema de alerta de quatro níveis. No entanto, nos distritos de Jinshan, Chongming, Fengxian e New Pudong Area foi emitido o alerta laranja (o segundo mais grave).

O prefeito da cidade, Ying Yong, disse que Jongdari poderia bater mais forte que o tufão Ampil, que há duas semanas provocou a evacuação de 220 mil pessoas, mas que não causou grandes danos.

Até ontem à noite, cerca de 88 mil pessoas tinham sido transferidas para abrigos temporários. O serviço ferroviário Jinshan-Xangai ficou suspenso e assim como o transporte aquático no distrito de Chongming e New Pudong Area.

Os responsáveis pelo setor de transporte da cidade mobilizou 840 ônibus para operar rotas temporárias em caso de suspensão da circulação do metrô, que ainda não foi cancelado, mas cuja velocidade foi reduzida.

A Comissão de Educação de Xangai ordenou que as escolas suspendessem todas as atividades ao ar livre e de verão, enquanto mais de 100 parques da cidade foram fechados. 

Últimas notícias