Venezuela anuncia abertura de 300 casas de câmbio

Publicado em 19/08/2018 - 10:32 Por Agência EFE - Caracas

O ministro da Comunicação da Venezuela, Jorge Rodríguez, anunciou hoje (19) a abertura de 300 franquias de casas de câmbio para que os venezuelanos possam realizar "livremente" a troca de divisas, apesar de ainda não ter sido suspenso o controle de câmbio vigente desde 2003.

"Serão abertas 300 franquias de casas de câmbio em hotéis, aeroportos e shoppings, de maneira que qualquer pessoa, baseada no câmbio do dia, derivado dos leilões" que serão realizados pelo Banco Central da Venezuela (BCV) através do chamado sistema Dicom, possa trocar divisas, disse Rodríguez.

Explicou que todas as pessoas poderão ir "livremente" a estas casas de câmbio e que aquelas que "quiserem enviar divisas a seus parentes" na Venezuela poderão fazer através das franquias.

Preço da moeda

O ministro, que não informou a data na qual serão abertas as casas de câmbio, indicou também que "será calculado o preço da moeda" baseado no leilão do dia e no preço do petro, a criptomoeda venezuelana.

Rodríguez afirmou que, assim, não haverá um "mercado paralelo", pois lembrou que "vai ser estabelecido um câmbio único flutuante baseado nos leilões" que serão realizados a princípio três vezes por semana.

O BCV informará o preço do petro, o euro, a rupia e o iuane.

Este anúncio foi feito um dia depois que o presidente, Nicolás Maduro anunciou novas medidas econômicas, entre as quais está o aumento da frequência nos leilões de divisas e a vontade de estabelecer um só taxa de câmbio.

Nesta nova etapa, o dólar dos leilões funcionará "com absoluta disciplina cambial", assegurou Maduro, que aposta por "jogar claro, duro e direto no sistema cambial venezuelano para ter uma só taxa de câmbio definitivamente e matar o dólar criminoso".

Últimas notícias