Venezuela reajusta gasolina na fronteira com a Colômbia

Publicado em 31/08/2018 - 07:23 Por Agência Brasil * - Caracas

Em meio à pressão internacional e ao intenso fluxo de imigrantes na América Latina, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que vai reajustar o valor do litro da gasolina em 41 municípios fronteiriços com a Colômbia. A medida valerá a partir de 4 de setembro, na próxima terça-feira.

A Colômbia é, segundo estimativas dos governos regionais, o país que mais recebe venezuelanos que buscam refúgio. O cálculo é que cerca de 1 milhão de imigrantes estejam em cidades colombianas.

Paralelamente, o presidente da Venezuela acusou autoridades do governo da Colômbia de terem participado de uma tentativa de assassinato dele. A acusação foi rebatida pelos colombianos.

De acordo com Maduro, o reajuste ocorrerá em etapas. Inicialmente, em 41 municípios fronteiriços, depois os estados de fronteira e por último se estenderá para o território venezuelano. Ele não mencionou prazos.

O anúncio faz parte de um pacote de medidas econômicas divulgado há pouco mais de duas semanas por Maduro. Segundo ele, o reajuste é um esforço para evitar o contrabando de gasolina região.

 

*Com informações da Telesur, emissora pública de televisão da Venezuela.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias