Venezuelanos deixam o Peru e retornam em avião enviado por Maduro

Publicado em 28/08/2018 - 06:03 Por Agência EFE - Lima

Quase 100 cidadãos venezuelanos, dos mais de 400 mil que estão no Peru, deixaram a capital Lima nessa segunda-feira (27), retornando ao seu país, em um avião enviado pelo governo de Nicolás Maduro, informaram os veículos de imprensa locais.

Os repatriados embarcaram em uma avião da companhia aérea estatal venezuelana Conviasa, no Aeroporto Internacional de Lima, após constatar que não havia no Peru as oportunidades que procuravam no exterior.

Imigrantes venezuelanos apresentam documentos ao subirem em ônibus que os levará a Trujillo, no Peru
Imigrantes venezuelanos apresentam documentos ao subir em ônibus que os levará a Trujillo, no Peru - EFE/Ernesto Arias/Direitos reservados

A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores da Venezuela. Segundo o ministério, 89 venezuelanos solicitaram a inclusão no plano de retorno ao país, após atravessar uma "dura realidade" no Peru.

A viagem foi anunciada no último sábado (25) pelo diretor de Comunidades de Peruanos no Exterior, da Chancelaria peruana, Enrique Bustamant. Ele disse que as despesas da mudança seriam assumidas pelo governo venezuelano.

Sobre essa questão, o presidente da organização não governamental União Venezuelana no Peru, Óscar Pérez, afirmou, em comunicado divulgado em Lima, que nos próximos dias Maduro será visto com alguns de seus compatriotas repatriados.

"Esse voo faz parte do show que Nicolás Maduro apresentará em uma emissora de rádio e televisão, buscando desqualificar à diáspora venezuelana no Peru, assim como a natureza das constantes demonstrações de solidariedade que o governo peruano prestou na área de migração e questões humanitárias", afirmou.

O grupo de venezuelanos retornou, depois de ter entrado em vigor no último sábado a exigência de apresentar o passaporte para que entrassem no território peruano.

As autoridades peruanas lembraram que os venezuelanos que entrarem no Peru até o dia 31 de outubro poderão tramitar, até 31 de dezembro deste ano, a Permissão Temporária de Permanência (PTP), que  permite residir no país e trabalhar formalmente.

Últimas notícias