Assessor da Casa Branca ameaça Irã com um "inferno" caso enfrente EUA

Publicado em 26/09/2018 - 07:39 Por Agência EFE - Washington

O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, ameaçou o Irã com um "inferno", caso venha causar danos ao país, seus cidadãos ou aliados.

"Permitam-me que minha mensagem de hoje seja clara: estamos observando e vamos atrás de vocês", disse Bolton, conhecido por suas posturas radicais contra o regime iraniano, na cúpula anual do grupo United Against Nuclear Iran (Uani).

"Se você cruzar com nossos aliados ou nossos parceiros, se prejudicar nossos cidadãos, se seguir mentindo, enganando, sim, pagará com o inferno", acrescentou.

O assessor da Casa Branca participou da cúpula da Uani, dentro da Assembleia Geral das Nações Unidas, onde, na terça-feira, o presidente americano, Donald Trump, e o iraniano, Hassan Rouhani, protagonizaram uma tensa troca de farpas.

Enquanto Trump pediu ao mundo para isolar o Irã, Rouhani disse que o líder americano sugere que "todas as instituições internacionais sejam ineficazes".

As declarações de Bolton chegam também após o atentado onde 25 pessoas foram mortas, no último sábado, durante um desfile militar em Ahvaz (Irã).

O Ministério de Inteligência iraniano identificou como responsáveis grupos separatistas takfiri (radicais sunitas), que, segundo Teerã, são "patrocinados por países reacionários árabes", como Arábia Saudita ou Emirados Árabes Unidos.

O ministério prometeu ao povo que "punirá os grupos terroristas e suas entidades filiadas em qualquer parte da região e do mundo".

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, denunciou que os autores do atentado terrorista "são financiados pelos regimes da Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos", e advertiu que estes países serão "severamente" castigados.

Últimas notícias