Comissão Europeia fala de avanço limitado em negociações com Mercosul

Publicado em 17/09/2018 - 10:46 Por Agência EFE - Bruxelas

A Comissão Europeia (CE) comentou nesta segunda-feira (17) os "progressos limitados" alcançados em alguns setores comerciais durante a última rodada de negociações com os quatro países do Mercosul para fechar um acordo de livre-comércio. "Só houve progressos limitados em veículos e componentes, indicações geográficas, produtos lácteos e serviços marítimos", informou o porta-voz da comissão Daniel Rosario.

As equipes negociadoras da Comissão Europeia e do Mercosul realizaram uma nova sessão de reuniões na semana passada em Montevidéu.

"O trabalho técnico seguiu em todos os assuntos em um ambiente construtivo", indicou o porta-voz. "[A Comissão Europeia] segue comprometida com o objetivo de conseguir um acordo ambicioso, equilibrado e mutuamente benéfico com o Mercosul assim que houver todos os elementos necessários."

O porta-voz lembrou que a carta de intenções enviada na semana passada pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ao Parlamento e ao Conselho (países) da UE, advertia que encerrar as negociações com o Mercosul é uma das principais metas a atingir antes das próximas eleições do Parlamento Europeu, que serão realizadas em maio de 2019.

Rosario descartou, além disso, que as próximas eleições presidenciais no Brasil irão afetar o calendário de negociações entre a UE e o Mercosul.

Após a rodada de negociações da semana passada, o chanceler uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, disse então que o otimismo que tinha há "alguns meses" sobre a concretização de um acordo entre o Mercosul e a UE "já não existe" porque "começam a aparecer temas novos que dificultam as negociações".

O chanceler reconheceu, além disso, que há situações políticas que também fazem as negociações ficarem mais complexas.

Últimas notícias