Esquerda mantém vantagem mínima sobre centro-direita na Suécia

Partido Social-Democrata ganhou a eleição com 28,4% dos votos

Publicado em 10/09/2018 - 07:58 Por Agência EFE - Estocolmo

O bloco governamental de esquerda mantém uma vantagem mínima sobre a aliança de centro-direita, após as eleições suecas deste domingo, segundo a apuração provisória da Autoridade Eleitoral, faltando contabilizar apenas dois dos 6.004 distritos de votação.

A esquerda obteve 40,6% contra 40,3% da Aliança, números que, transferidos para cadeiras, situariam o bloco governamental com uma a mais (144 por 143), enquanto o ultradireitista Democratas da Suécia (SD) ficaria em terceiro com 17,6% e 62 congressistas, o que lhe daria um papel decisivo.

 REUTERS
Nas eleições da Suécia, faltam ser contabilizados apenas dois dos 6.004 distritos de votação   (Agência Reuters/Direitos Reservados)

O Partido Social-Democrata, do primeiro-ministro Stefan Löfven, ganhou a eleição com 28,4%, quase três pontos menos que em 2014, o pior resultado na história da força política que ganhou todas as eleições na Suécia no último século.

O resultado apertado dificulta a previsão sobre que partidos poderiam governar e com que apoios, embora nem o bloco de esquerda nem a Aliança querem pactuar com o SD.

Últimas notícias