Estados Unidos e Colômbia concordam em "manter pressão" sobre Maduro

Publicado em 13/09/2018 - 08:58 Por Agência EFE - Washington

O presidente da Colômbia, Iván Duque, e o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, concordaram em "manter a pressão" sobre o governo de Nicolás Maduro e enfrentar "o colapso da democracia" na Venezuela.

Em um telefonema relatado pela Casa Branca, os dois líderes "conversaram sobre a crise humanitária na Venezuela e seus efeitos em toda a região, prometendo manter a pressão sobre o regime de Maduro".

Na ligação, Mike Pence também "reconheceu os esforços iniciais" de Duque, que assumiu o poder há apenas um mês, na importante luta contra as drogas ilícitas, e ressaltou esse item como uma "prioridade no futuro".

Os Estados Unidos criticaram a estratégia antidrogas do ex-presidente colombiano Juan Manuel Santos e o mandatário americano, Donald Trump, colocou há um ano o narcotráfico como a "área mais importante" de cooperação entre os dois países, depois de classificar de "muito alarmante" o aumento de cultivos ilícitos na Colômbia.

Além da luta contra o narcotráfico e a Venezuela, Mike Pence e Iván Duque também conversaram sobre comércio bilateral e a Assembleia Geral das Nações Unidas que será realizada no final deste mês, em Nova York. 

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias