EUA, Reino Unido, França e Itália repudiam combates em Trípoli

Publicado em 01/09/2018 - 15:11 Por Agência EFE - Trípoli

Os governos de Estados Unidos, do Reino Unido, da França e Itália repudiaram de forma conjunta neste sábado (1º) os sangrentos combates entre milicias rivais que ocorrem há uma semana na Líbia, os piores desde o ponto máximo da guerra civil em 2014.

Em comunicado conjunto, os quatro países advertiram que as milícias deverão responder pelos próprios atos se atrapalharem os esforços que têm sido feitos para recuperar a estabilidade em um país vítima do caos e da violência desde que, em 2011, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contribuiu para a vitória dos grupos rebeldes sobre a ditadura de Muamar Kadafi.

"Essas tentativas de enfraquecer as legítimas autoridades da Líbia e afundar o processo político que era realizado não são aceitáveis. Exigimos que todos os grupos armados cessem imediatamente toda a ação armada. Advertimos àqueles que buscam minar a estabilidade, em Trípoli ou onde quer que seja, que terão que prestar contas por isso", afirmaram os países.

Os confrontos, que já deixaram mais de 40 mortos e 200 feridos, começaram no domingo (26) em uma área densamente povoada, no bairro meridional de Salehdin.

Últimas notícias