Florence se mantém na categoria 3 em seu avanço rumo aos EUA

Publicado em 12/09/2018 - 19:16 Por Agencia EFE - Miami

O furacão Florence, que se mantém na categoria 3 na escala Saffir-Simpson (cujo máximo é 5), enfraqueceu nas últimas horas, com ventos máximos constantes caindo para 195 quilômetros por hora (km/h) em seu percurso rumo ao litoral sudeste dos Estados Unidos, aonde chegará na sexta-feira.

Em seu boletim das 17h (18h em Brasília), o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) advertiu que, mesmo assim, as dimensões de Florence aumentaram, e o fenômeno mantém seu potencial de "ressacas ciclônicas e chuvas que põem em risco a vida humana" em amplas áreas do litoral sudeste americano.

O sistema está a 615 quilômetros a sudeste de Willmington, na Carolina do Norte, e 675 quilômetros a leste-sudeste de Myrtle Beach, na Carolina do Sul.

Florence se desloca rapidamente na direção noroeste com uma velocidade de translação de 26 km/h.

Moradores de Wilmington, na Carolina do Norte, buscam refúgio em uma escola depois de deixarem suas casas em razão da proximidade do Furacão Florence
Moradores de Wilmington, na Carolina do Norte, buscam refúgio em uma escola depois de deixarem suas casas em razão da proximidade do Furacão Florence - Caitlin Penna/Agência EFE/direitos reservados

Segundo um provável padrão de trajetória do NHC, o vórtice de Florence se moverá hoje pelo sudoeste do Atlântico, entre Bermudas e Bahamas, e se aproximará dos litorais dos estados da Carolina do Norte e da Carolina do Sul na sexta-feira.

"Esperamos algumas oscilações na intensidade do sistema até quinta-feira", embora esteja previsto um "lento enfraquecimento" a partir de quinta à tarde, acrescentaram os meteorologistas do NHC, com sede em Miami.

No entanto, a previsão é de que Florence seja ainda um "furacão extremamente perigoso de categoria maior quando se aproximar da costa americana".

Os especialistas do NHC alertaram de novo sobre o grande perigo de "ressaca ciclônica" ao longo do litoral da Carolina do Norte e da Carolina do Sul.

Por essa razão, as autoridades mantiveram um aviso de ressaca ciclônica na região, onde o NHC alerta que "existe a possibilidade de inundações que ameacem a vida" devido a um aumento do nível do mar "movimentando-se terra adentro" nas próximas 48 horas.

Tapumes são instaladas nas fachadas de residências e lojas à espera do furacão Florence
Tapumes são instaladas nas fachadas de residências e lojas à espera do furacão Florence - Caitlin Penna/Agência EFE/direitos reservados

Além de Florence, outro furacão está ativo no Atlântico, o Helene, que perdeu intensidade hoje e passou para a categoria 1 ao diminuir seus ventos máximos constantes para 140 km/h.

Helene está a 1.465 quilômetros a oeste-noroeste das ilhas de Cabo Verde, no litoral noroeste africano, e a 2.065 quilômetros a sul-sudoeste das ilhas dos Açores.

Os especialistas preveem que "Helene" sofrerá um "gradual enfraquecimento" nas próximas 48 horas e se transformará em tempestade tropical na quinta-feira.

Últimas notícias