Governo iraniano rejeita novo acordo com os Estados Unidos

Publicado em 21/09/2018 - 08:13 Por Agência EFE - Teerã

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, rejeitou um eventual novo acordo com os Estados Unidos (EUA) porque - assegurou - aquele país descumpre seus compromissos e "ridiculariza os apelos pela paz". No Twitter, ele afirmou que "eles [os EUA] descumpriram suas obrigações contratuais e enfrentam duas ações na Corte Internacional de Justiça. Aparentemente, os Estados Unidos apenas zombam dos pedidos pela paz".

O chanceler também criticou que Washington descreveu o acordo nuclear multilateral de 2015 como "um acordo pessoal entre dois governos" e defendeu um tratado.

"Incorreto. É um acordo internacional consagrado em uma resolução da ONU", lembrou Zarif, sobre o pacto assinado em 2015 entre o Irã e seis grandes potências [EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha] para limitar o programa atômico de Teerã, em troca do levantamento das sanções internacionais.

O presidente americano, Donald Trump, retirou no mês de maio os EUA do pacto e voltou a impor sanções econômicas contra o Irã, levando Teerã a entrar com duas ações judiciais na Corte Internacional de Justiça.

Há dois dias, o representante especial do Departamento de Estado para o Irã, Brian Hook, disse que "o novo acordo" que espera assinar com Teerã "não será pessoal entre dois governos, como o último".

"Buscamos um tratado" que inclua os programas de mísseis balísticos do Irã e sua influência regional, os dois assuntos que preocupam Washington e que, para Teerã, são linhas vermelhas inegociáveis.

Últimas notícias