Na ONU, Maduro afirma estar disposto a se reunir com Trump

Publicado em 27/09/2018 - 05:56 Por Agência EFE - Nações Unidas

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nessa quarta-feira (26), em discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que está disposto a se reunir com o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump. Maduro ressaltou, em discurso, que foi informado, ao chegar a Nova York, que Trump abriu o caminho para uma conversa se isso ajudasse a Venezuela.

"Apesar das imensas diferenças históricas, das imensas diferenças ideológicas, eu estaria disposto a apertar a mão do presidente dos EUA e a sentar para dialogar sobre os temas bilaterais e os assuntos da região", disse Maduro na tribuna da Assembleia Geral.

O presidente reeleito da Venezuela, Nicolás Maduro assumiu hoje e fez o juramento de posse
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro - EFE/Miguel Gutiérrez/Arquivo/Direitos Reservados

"Estou disposto a falar com uma agenda aberta, sobre todos os temas que o governo dos EUA quiser conversar, com franqueza e com sinceridade", acrescentou o presidente venezuelano.

Maduro afirmou que as "diferenças abismais" entre ele e Trump não são só políticas. "Sou um motorista de ônibus e não um magnata, um bilionário. Claro que temos diferenças, mas são os diferentes que devem dialogar, são os diferentes que têm que colocar sobre a mesa de negociação as palavras e a boa vontade", disse o líder chavista.

Apesar de Trump ter indicado a possibilidade de se encontrar com Maduro, a Casa Branca afirmou posteriormente que não há previsão de encontro entre eles.

Fontes da diplomacia americana consultadas pela Agência EFE informaram que a agenda de Trump já estava muito cheia, o que inviabilizaria organizar o encontro em cima da hora.

O presidente norte-americano voltou a afirmar hoje que mantém todas as opções sobre a mesa para resolver a crise da Venezuela, entre elas uma intervenção militar. Ontem, disse que o governo de Maduro seria "muito rapidamente derrotado" se os militares do país resolvessem tentar um golpe de Estado.

Últimas notícias