ONU diz que legado de Mandela é "luz de esperança" para o mundo

Publicado em 24/09/2018 - 13:15 Por Agência EFE - Nações Unidas

A Organização das Nações Unidas (ONU) abriu hoje (24) a cúpula sobre a paz, dedicada à memória do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, defendendo que seu legado representa "luz de esperança para um mundo dilacerado pelos conflitos e o sofrimento".

"Foi um líder que nos ensinou que é possível perdoar, que é possível que a reconciliação e a paz se sobressaiam sobre o ódio e a vingança", destacou a presidente da Assembleia Geral da ONU, María Fernanda Espinosa, no discurso de abertura.
 

Nelson Mandela em discurso na Assembleia Geral da ONU, em 1999
Nelson Mandela em discurso na Assembleia Geral da ONU, em 1999 - Foto: ONU/Eskinder Debebe/Arquivo

Dezenas de chefes de Estado e de Governo discursarão ao longo do dia nesta cúpula, que lembra o centenário do nascimento de Mandela e que serve como ponto de partida para uma semana de debates que os líderes terão em Nova York.

Os 193 países da ONU adotarão hoje uma declaração política a favor da paz, um documento não vinculativo no qual reiteram seu compromisso com a paz global e os direitos humanos.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu que o ex-presidente sul-africano "personificou os valores mais altos da ONU" e lutou por "uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em igualdade e harmonia".

"Hoje, com os direitos humanos sob crescente pressão ao redor do mundo, seria muito bom refletir sobre o exemplo deste homem excepcional", afirmou Guterres. É preciso "enfrentar as forças que nos ameaçam, com a sabedoria, a coragem e a fortaleza que Nelson Mandela personificou". "Mandela foi um cidadão global cujo legado deve continuar nos guiando", acrescentou o diplomata português.

Últimas notícias