Rússia acusa Reino Unido de não cooperar para esclarecer caso Skripal

Publicado em 07/09/2018 - 10:25 Por Agência EFE - Moscou

O governo russo negou hoje (7) as acusações do Reino Unido sobre sua suposta recusa em cooperar na investigação do envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha Yulia, e disse que Londres se negou desde o início a compartilhar dados com Moscou sobre o caso.

A porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova, qualificou, em entrevista coletiva, de "desinformação descarada" a alegação britânica de que a Rússia se recusa a cooperar.

"O Reino Unido se negou a fornecer qualquer dado à Rússia", ressaltou, lembrando que Moscou tinha solicitado informações sobre o caso a Londres desde que surgiram as primeiras acusações pelo envenenamento do ex-espião.

Na última quarta-feira, as autoridades britânicas disseram que tinham identificado os dois suspeitos do envenenamento dos Skripal, Alexander Petrov e Ruslan Boshirov, embora se tratassem possivelmente de nomes falsos, e acusaram o Serviço de Inteligência Militar de Rússia (GRU) de estar por trás do ataque.

O Kremlin negou as acusações e hoje a chancelaria russa quis deixar claro que, embora as alegações contra a Rússia sejam "inaceitáveis", Moscou continuou o diálogo, "ou melhor, o monólogo" com Londres e enviou "um elevado número de documentos" ao Reino Unido.

"Não recebemos sequer uma resposta formal para nossas muitas solicitações" a Londres para dar esclarecimentos, lamentou.

"Então, quando a primeira-ministra britânica Theresa May diz que pediu à Rússia que respondesse a algumas perguntas e relatórios, entre outras coisas, e quando diz que a Rússia tem se comportado de maneira pouco construtiva e mentiu, isso não só é falso, mas é diretamente desinformação", ressaltou a porta-voz.

Skripal e sua filha foram contaminados com o agente tóxico Novichok na cidade inglesa de Salisbury no último dia 4 de março.

Últimas notícias