Tempestade Helene pode se transformar em furacão perto de Cabo Verde

Publicado em 08/09/2018 - 15:04 Por Agência EFE - Miami

A tempestade tropical Helene, a oitava na atual temporada do Atlântico, se fortalecerá nas próximas horas e no domingo (9) deve se transformar em furacão perto das ilhas de Cabo Verde, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Helene, que se formou na sexta-feira (7), está localizada a 465 quilômetros do extremo sul do arquipélago das Ilhas de Cabo Verde, onde a partir desta noite são esperados fortes ventos e chuvas, com prováveis acumulações de água de até 120 milímetros para domingo (9).

A tempestade arrasta ventos máximos sustentados de 75 quilômetros por hora e se desloca com direção oeste a 20 quilômetros por hora.

De acordo com o centro meteorológico, com sede em Miami, espera-se que Helene aumente sua potência neste final de semana e para domingo adquira categoria de furacão, convertendo-se no quarto da atual temporada no Atlântico.

Segundo um provável padrão de translação, "Helene passará muito perto das ilhas do sul de Cabo Verde nesta noite e na madrugada de domingo", informou o NHC em seu boletim matutino.

Florence foi o primeiro furacão de maior categoria que se formou na atual temporada, embora depois tenha se degradado e atualmente é uma tempestade tropical, mas os meteorologistas esperam que se transforme outra vez em furacão de categoria 3 na escala Saffir-Simpson.

Os meteorologistas americanos previram em 9 de agosto uma temporada de furacões no Atlântico 60% abaixo do normal.

A previsão da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) prevê cinco furacões no Atlântico e só um deles de categorias altamente destrutiva.

Últimas notícias