Trump visita Carolina do Norte após passagem do furacão Florence

Publicado em 19/09/2018 - 21:21 Por Agência EFE - Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viajou nesta quarta-feira (19) para a Carolina do Norte, o estado mais afetado pela passagem do furacão Florence, e prometeu um apoio de longo prazo às autoridades locais.

O presidente visitou instalações da Marinha em Cherry Point, onde elogiou o trabalho das equipes de resgate e lamentou as 36 mortes ocorridas em decorrência do fenômeno climático.

"Os EUA sofrem com vocês, nossos corações estão com os senhores. Estamos com vocês até o fim", disse Trump no encontro.

"Algumas das inundações são épicas, é difícil acreditar. Infelizmente, precisaremos de muito dinheiro [para reconstruir o estado]. Mas ele chegará tão rápido quanto vocês precisem", disse o presidente, prometendo que atenderá a 100% dos pedidos dos estados.

Trump perguntou a um dos funcionários que trabalham nos resgates qual era a situação no Lago Norman, perto da cidade de Charlotte.

"Gosto muito dessa região. Não posso dizer a vocês porque, mas essa região me encanta", disse Trump, sem citar que um de seus clubes de golfe fica às margens do lago.

O presidente deve visitar também a Carolina do Sul, estado igualmente afetado pelas inundações provocadas pelo Florence.

Segundo dados oficiais, dos 36 mortos pelo Florence, 27 morreram na Carolina do Norte, oito na Carolina do Sul e um na Virgínia.

"Nossa gente ainda está sofrendo", afirmou o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, durante a reunião com Trump.

Cerca de 10 mil pessoas estão desabrigadas devido aos danos provocados pelos fortes ventos em suas casas, segundo o governador. Milhares de pessoas seguem sem eletricidade.

Após a reunião, Trump foi a New Bern, no litoral do estado, onde as fortes inundações danificaram as estruturas de 4,3 mil imóveis e obrigaram as equipes de resgate a socorrer 400 pessoas.

Trump distribuiu cachorros quentes e outros alimentos para alguns moradores da cidade, que se aproximavam da comitiva presidencial para receber ajuda.

Destaques EBC


Últimas notícias