Tufão Jebi atinge região oeste do Japão; ao menos 7 pessoas morreram

O aeroporto de Osaka ficou inundado

Publicado em 04/09/2018 - 15:53 Por Antonio Hermosín – Repórter da Agência EFE - Tóquio

O tufão Jebi, o mais poderoso a chegar ao Japão nos últimos 25 anos, causou a inundação do Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka, e outras graves interrupções nos transportes, além de vários danos materiais na região oeste do país nesta terça-feira (4).

Ele atingiu violentamente a metade do território deixando chuvas torrenciais, transbordamento de rios, ondas fortes e ventos que superaram os 210 quilômetros por hora (km/h), conforme a Agência Meteorológica do Japão (JMA). Pelo menos sete pessoas morreram e 200 ficaram feridas, conforme dados das autoridades locais divulgados pela agência Kyodo, em acidentes causados pelas sequências de vento. As fortes rajadas também danificaram construções e automóveis.

Um barco colidiu com uma ponte, próximo ao Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka
Um barco colidiu com uma ponte, próximo ao Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka - Jiji Press/Agência EFE/direitos reservados

Em Osaka, o Aeroporto Internacional de Kansai foi inundado, causando o cancelamento de 205 voos e deixando 3 mil passageiros presos no terminal, segundo informou à EFE um porta-voz do aeroporto, o terceiro mais movimentado do país. Quase 800 voos nacionais e internacionais foram cancelados hoje em todo o país, conforme dados fornecidos pelas companhias aéreas.

Já as operações nas ferrovias foram suspensas nas duas principais linhas de trem de alta velocidade da metade oeste do arquipélago. A Guarda Costeira do Japão informou sobre a existência de vários barcos à deriva na Bahia de Osaka que perderam a ancoragem, entre eles um navio cisterna de combustível que ficou preso na ponte do aeroporto de Kansai, com a tripulação a bordo, embora sem carga.

Além disso, 1,61 milhão de casas ficaram temporariamente sem luz em Kansai e outros 95 mil imóveis também tiveram a energia cortada na Ilha de Shikoku.

A atividade econômica também foi afetada. As operações da Toyota foram suspensas em 14 fábricas e vários shoppings e pontos turísticos das cidades de Osaka, Kioto e Nagoya foram fechados.

Turistas dormem em uma estação de trem depois que várias linhas foram canceladas por causa do tufão Jebi
Turistas dormem em uma estação de trem depois que várias linhas foram canceladas por causa do tufão Jebi - Buddhika Weerasinghe/Agência EFE/direitos reservados

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, cancelou uma viagem marcada para hoje pela região sudoeste do país, a mais castigada pelas chuvas de julho e que deixaram mais de 200 mortos.

Este é o 21º tufão que passa pelo Japão nesta temporada, que está especialmente intensa quanto a frequência e intensidade dos eventos meteorológicos. A previsão é de que o tufão avance durante as próximas horas para o norte e alcance a ilha de Hokkaido amanhã (4). Apesar de sua intensidade diminuir, a maior parte do país permanece em alerta diante do risco de inundações e deslizamentos de terra.

Jebi é o primeiro tufão catalogado como "muito forte" pela Agência Meteorológica do Japão a chegar ao arquipélago desde 1993, quando outro fenômeno com as mesmas caraterísticas deixou 48 mortos e desaparecidos.

As rajadas de vento derrubaram os andaimes de um edifício em obras na cidade de Osaka
As rajadas de vento derrubaram os andaimes de um edifício em obras na cidade de Osaka - Jiji Press/Agência EFE/direitos reservados

 

Últimas notícias