Unesco: países latino-americanos vão testar sistema contra tsunamis

Publicado em 20/09/2018 - 15:28 Por Agência EFE - Paris

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) informou nesta quinta-feira (20) que 11 países latino-americanos com litoral no Oceano Pacífico participarão de uma simulação de tsunami entre setembro e novembro para testar seus sistemas de comunicação e tomada de decisão na hora de enfrentar este fenômeno natural.

Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e Peru estão entre os 40 países que farão parte do exercício Onda do Pacífico 2018 (PacWave18).

Nos casos de Chile, Colômbia, Equador e Peru, os testes serão realizados em 24 de outubro, informou a Unesco, que não divulgou as datas dos testes nos outros países.

Nestes, serão realizados, além disso, simulacros de evacuação "desencadeada por um terremoto fictício que ocorrerá longe de seu litoral, mas que gerará ondas de tsunami que se deslocarão através do oceano e afetarão toda a costa sul-americana do Pacífico".

"Os tsunamis que castigaram a região de Samoa em 2009, Chile em 2010, Japão em 2011 e Ilhas Salomão em fevereiro de 2013 colocaram em evidência a necessidade de estarmos melhor preparados", declarou em comunicado o secretário-executivo da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco, Vladimir Ryabinin.

Trata-se do oitavo exercício deste tipo, depois que o primeiro foi realizado em maio de 2006 e o mais recente em fevereiro de 2017.

"Nele, será simulada uma situação de alerta para tsunami que requereria a adoção de decisões por parte dos governos e a ação da comunidade", explicou a organização, lembrando que "cerca de 75% dos tsunamis que causam mortes ocorreram no Oceano Pacífico e em seus mares adjacentes".

Últimas notícias